Banner Equatorial
Início » Candidatura de Marconi à presidência do PSDB é destaque na cobertura política da imprensa

Candidatura de Marconi à presidência do PSDB é destaque na cobertura política da imprensa

de Antônio Paulino
15 visitas

A sucessão na presidência do diretório nacional do PSDB é o tema central da cobertura política dos principais jornais e portais de notícias do País nesta quinta-feira (2/11). Veículos locais e nacionais detalham e repercutem a oficialização da candidatura do governador Marconi Perillo ao comando da legenda tucana, durante encontro com o presidente interino, senador Tasso Jereissati (CE), na tarde desta quarta-feira, em Brasília. O principal destaque é para o apelo de Marconi pela reconstrução da unidade interna do PSDB.

Os jornais Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo, O Globo, O Popular, Diário da Manhã e Hoje, além dos portais desses veículos, G1 e UOL apresentam as reportagens mais detalhadas sobre a reunião entre Marconi e Tasso, proposta pelo governador. Repercutem o anúncio da candidatura de Marconi e as declarações do dele e do senador para apaziguar o clima interno no partido após novo debate público sobre a sucessão na legenda e o posicionamento em relação ao governo do presidente Michel Temer (PMDB).

UOL e G1 repercutem a reunião entre Marconi e Tasso e o anúncio feito por Marconi de que pretende concorrer ao diretório nacional tucano. O ESTADO DE S.PAULO destaca posicionamento atribuído ao governador Marconi Perillo: “O PSDB deu a sua contribuição, ajudou no impeachment (da ex-presidente Dilma Rousseff), mas agora chega a hora em que vamos focar na eleição”. Na FOLHA DE S.PAULO, a informação é de que o governador de Goiás, Marconi Perillo, defendeu nesta quarta-feira (1.º), em aceno ao presidente interino do PSDB, Tasso Jereissati (CE), um desembarque “educado e normal” do governo Michel Temer.

A reportagem da Folha descreve que a posição de Perillo é uma “aproximação” ao que vem defendendo Tasso e que a unidade do discurso se deve à tentativa do partido de chegar à convenção de dezembro com um único candidato. “O PSDB pode tranquilamente apoiar as reformas, as medidas a favor do Brasil sem necessariamente estar no governo. O partido já deu sua contribuição, o PSDB ajudou no impeachment [da presidente Dilma Rousseff]. […] Mas chegou a hora que tem que se dedicar à questão presidencial, ao programa partidário”, disse Perillo.

Em outra frente, a coluna FIO DIRETO, do Diário da Manhã, escreve que os tucanos ligados a Aécio Neves, Geraldo Alckmin e a João Doria estão do lado do goiano Marconi Perillo na disputa interna com o cearense Tasso Jereissati pelo comando do PSDB nacional, a partir de dezembro. Em PERGUNTA PARA, a coluna GIRO, do Jornal O Popular questiona o deputado federal do PSDB, Giuseppe Vecci, sobre qual pode ser o resultado na disputa entre Tasso Jereissati e Marconi Perillo para presidência do PSDB.

“Pelo seu perfil conciliador, o governador Marconi tem o respaldo da maioria dos membros que vão votar na eleição para o diretório nacional do PSDB em dezembro, que são os delegados estaduais, os deputados, os senadores e os membros do atual diretório. Mas sempre há o risco do resultado não ser favorável, claro”, diz Vecci, ao GIRO.PRINT_Folha

0 comentario
0

Deixe um comentário