Teoricamente, são quatro os vereadores de oposição na Câmara Municipal de Catalão: Sousa Filho, Marcelo Mendonça, Rosângela da Adisgo e Paulinho do DEM. Mas, são os dois primeiros que mais atuam como oposição e incomodam demais o prefeito Adib Elias.
Articulados, bem informados dos desmandos da atual administração, e sem medo de mostrar as verdades que Adib prefere não revelar, Sousa e Marcelo são atuantes nas mídias eletrônicas e escancaram as mazelas que, se não fossem eles, a população jamais tomaria conhecimento dos desmandos da gestão municipal.
Adib prefere ver o capeta do que dar de cara com os dois vereadores da oposição. Isso porque, além do trabalho sério como opositores, provocando grandes estragos com as revelações que fazem, Sousa e Marcelo representam também uma ameaça às pretensões políticas de Adib Elias, que pretende disputar a reeleição no ano que vem.
Há um movimento em curso em Catalão no sentido de unir os pré-candidatos a prefeito da cidade para enfrentar o atual prefeito na disputa de 2020. Isso está tirando sono de Adib, cuja gestão está longe do bom desempenho que mostrou nos mandatos anteriores, quando fez o nome como bom gestor. Hoje, a avaliação do prefeito de Catalão está muito abaixo do que ele queria, ele sabe disso, e sua reeleição está cada vez mais complicada.

Vereador Marcelo Mendonça, da REDE
Os nomes de Marcelo e Sousa são citados como fortes para enfrentar Adib na disputa para a prefeitura de Catalão em 2020.