Por que o pessoal do Júnior do Friboi apoia Marconi? Por que não Iris Rezende?
Robledo Rezende: O motivo principal é porque o PMDB, um partido grande, democrático, está assistindo há anos a predominância de uma pessoa que foi tomada pelo rancor, pelo ódio, que deixou de pensar em um projeto maior para o povo de Goiás. Esse é o primeiro motivo. O segundo motivo maior é que no momento em que foram postas as candidaturas para o pleito atual o melhor projeto para os goianos, não para os partidos, foi o projeto do governador Marconi Perillo (PSDB). E o Júnior, na sua pré-campanha, conseguiu transmitir isso para as lideranças do PMDB, e até para partidos aliados, apontando que o que tem que se buscar para Goiás é um bom projeto para o povo.
Desta forma, houve uma identificação muito grande dos friboizistas. Nós resolvemos então tomar essa atitude pensando no bem do PMDB, pensando que o PMDB precisa se oxigenar, precisa de mudança. Somado a isso, pensamos ainda em um projeto maior, que constrói, que está olhando o povo de Goiás. Então ficou fácil no momento de fazer a opção pelo projeto de Marconi Perillo.
Pode-se falar hoje que o grupo do Friboi está apoiando Marconi Perillo. Qual é essa estrutura? O que isso significa isso?
Robledo Rezende: Olha, posso afirmar sem medo de estar errado que esse grupo representa mais de 70% do PMDB. Tem-se ainda vários partidos aliados que pensam da mesma maneira, como por exemplo o recém-nascido Pros, em que todos estavam no projeto do Friboi, que na época estava no PSB. Quando Júnior resolveu optar pelo PMDB, o Pros já havia sido criado e ele acolheu a todos. E aí eu falo em um número muito grande de prefeitos, vices, vereadores.
Então hoje é um conjunto muito grande de pessoas que estamos falando -– mais de 22 prefeitos do PMDB que estão no palanque do Marconi Perillo -–, além de que nós temos mais de 20 prefeitos do PMDB que cruzaram os braços nas suas localidades por questões internas. Eu cito um caso que marca muito pelo fato de se tratar de um dos maiores lideres do PMDB de Goiás hoje, e talvez – não desmerecendo os outros – um dos melhores prefeitos do Estado de Goiás, Humberto Machado, de Jataí, que cruzou os braços. Na semana passada mesmo Iris esteve em jataí, e ele não o recepcionou. Só o Ronaldo Caiado. Então esse é um grupo que oxigenou o PMDB e que trouxe esperança para os partidos aliados também. Um projeto novo para Goiás.