Os catalanos que necessitam de cuidados na área da saúde, em função de doenças agudas e crônicas graves, contam com um atendimento especializado feito em casa, por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Catalão, através da Secretaria Municipal de Saúde.
O serviço, chamado Programa de Atenção Domiciliar – PAD, oferece atendimento domiciliar a pacientes em Oxigenoterapia e àqueles restritos ao leito com diversos diagnósticos, inclusive em tratamento oncológico. E para isso conta com uma equipe composta por: 02 médicos; 02 psicólogos; 01 enfermeiro; 01 técnico em enfermagem; 01 fisioterapeuta; 01 nutricionista; 01 assistente social; 01 auxiliar administrativo; 01 motorista e 01 auxiliar de serviços gerais.
Além de assegurar atendimento domiciliar através de uma equipe multidisciplinar, também disponibiliza aos pacientes materiais e equipamentos médicos hospitalares, como: oxigênio para oxigenoterapia domiciliar, dieta enteral (ambos conforme prescrição médica), sondas, equipos, frascos de alimentação, materiais para curativos e cama hospitalar. Uma assistência completa que garante o acompanhamento seguro e humanizado ao paciente, levando também auxílio e comodidade a toda sua família.
Em 2022, foram realizados cerca de 8 mil atendimentos, entre visitas dos profissionais, atendimentos na sede e orientações via telefone. O PAD já chegou a atender 400 pessoas; entretanto, após registros de altas, óbitos e dispensação do oxigênio, conta com exatos 327 pacientes cadastrados.
A manutenção de todas as ações do programa, gera um investimento mensal de aproximadamente R$ 400 mil reais à Secretaria Municipal de Saúde, incluindo veículo, insumos e materiais utilizados durante os atendimentos.
