O prefeito Adib Elias recebeu, na manhã de hoje, 20, pequenos proprietários rurais de Catalão, que foram pedir o apoio do Município na disputa que enfrentam diante das mineradoras. A CMOC e a Mosaic têm conseguido na justiça a posse de suas terras, mediante indenização, pagando por elas valores bem abaixo do que apontam a avaliação de mercado.
A situação é de revolta e todos anunciam que vão resistir. A maioria deles recebeu as terras herdadas de antepassados e muitos nasceram ali. Com o apoio de decisões judiciais, os chineses exigem que desocupem a área.
Durante a audiência, em momentos de grande emoção, histórias foram cobradas, lembranças foram revividas. A todos, o prefeito assegurou que têm e terão o seu apoio no enfrentamento a esse contencioso com as mineradoras.
Participaram da audiência os proprietários rurais das comunidades de Macaúba, Mata Preta, Coqueiros, Cisterna, Morro Agudo e Olaria. A irmã Inês representou a Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Também estiveram presentes os representantes da Cooperativa Agrícola de Catalão (Coacal) e do Movimento Camponês Popular (MCP). Ao final, todos reafirmaram que vão resistir. Não foram consultados, propostas não foram feitas e nem valores foram discutidos. Ao final, agradeceram o apoio do prefeito.
Fonte: SECOM Catalão

