Início » SIMECAT vai cobrar de montadora pagamento correto do adicional noturno

SIMECAT vai cobrar de montadora pagamento correto do adicional noturno

de Antônio Paulino
19 visitas

Reunião no Simecat

 

 

Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SIMECAT

Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) reuniu no final da última segunda-feira (23) os trabalhadores ativos e desligados que atuaram no turno da noite na Mitsubishi. Cerca de 150 metalúrgicos participaram da assembleia que deliberou ações a serem tomadas com relação ao adicional noturno que não foi pago de forma correta pela montadora.

Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), considera-se noturno o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. Mas, de acordo com a Súmula n° 60 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), “cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido é também o adicional quanto às horas prorrogadas”.

Conforme contrato de trabalho dos metalúrgicos com a empresa, a jornada se estendia até 7h30, portanto, o adicional noturno não era pago entre o período de 5h e 7h30. Sendo assim, o SIMECAT irá em busca da reposição do adicional noturno faltante.

Os trabalhadores presentes na assembleia aprovaram a proposta sugerida pelo SIMECAT. O Sindicato enviará ofício à montadora na tentativa de fazer um acordo sem acionar a Justiça do Trabalho, no primeiro momento. Caso não haja acordo entre as partes nos próximos 30 dias, uma ação judicial coletiva será ingressada e o departamento jurídico do SIMECAT representará todos os interessados perante o juiz.

0 comentario
0

Deixe um comentário