Início » Audiência Pública em Três Ranchos celebra resolução da ANA que garante uso múltiplo das águas de reservatórios

Audiência Pública em Três Ranchos celebra resolução da ANA que garante uso múltiplo das águas de reservatórios

de Antônio Paulino
7117 visitas

Na manhã desta terça-feira (15), a Prefeitura de Três Ranchos sediou uma Audiência Pública histórica, que reuniu dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e representantes de municípios de Goiás e Minas Gerais afetados pelas áreas alagadas da Usina Hidrelétrica de Emborcação. O encontro celebrou a publicação de uma nova Resolução da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que estabelece novos critérios para a gestão dos níveis dos reservatórios, permitindo a utilização das águas para fins turísticos, econômicos e sociais.

De forma remota, diversas autoridades federais e estaduais participaram do evento

Após anos de mobilização e diversas idas a Brasília em busca de sensibilizar as autoridades federais sobre os prejuízos causados pela oscilação do nível do lago, os gestores municipais finalmente obtiveram uma resposta positiva. A principal reclamação dos prefeitos era a inconsistência no nível da água, que frequentemente impedia a exploração turística e econômica dos reservatórios.

Com a nova norma da ANA, fica assegurado que o nível do reservatório não poderá ser reduzido abaixo de 50% da sua capacidade total, o que dá segurança jurídica e operacional para o desenvolvimento de atividades como turismo, navegação, piscicultura e lazer. Segundo a Secretária Executiva da Associação Nacional dos Municípios Inundados (AMUSUH), Terezinha Esperandio, a medida representa uma vitória não só para Goiás e Minas Gerais, mas para todos os 743 municípios brasileiros com áreas alagadas em 21 estados.

Prefeitos e vice-prefeitos de Minas Gerais marcaram presença na Audiência Pública

Agora, as águas dos reservatórios deixam de ser usadas exclusivamente para a geração de energia elétrica e passam a ter uso múltiplo, como prevê a legislação. É um avanço histórico e um passo importante para o desenvolvimento regional”, afirmou Terezinha.

O prefeito de Três Ranchos, Haroldo Calaça, anfitrião do evento, comemorou a conquista e destacou que o município possui mais de 100 quilômetros de áreas alagadas, o que representa grande potencial para o turismo e outras atividades econômicas que antes eram inviáveis devido à gestão unilateral dos recursos hídricos.

Participaram de forma remota a deputada federal Flávia Morais, o prefeito de Minaçu, Carlos Lereia, e o Superintendente da ANA, Joaquim Gondim Filho, que reforçaram o compromisso com a gestão compartilhada e o respeito aos interesses dos municípios atingidos.

Prefeito Haroldo Calaça e a primeira dama Fabrinna Rodrigues Foto:               Dito e Feito

Durante seus dois mandatos de prefeito de Três Ranchos, Hugo Deleon também lutou para mudar a situação envolvendo o lago Azul

Superintendente Executiva da AMUSUH, Terezinha Esperandio

A audiência pública em Três Ranchos marca um novo capítulo para os municípios com áreas inundadas e representa uma importante vitória do diálogo federativo, em que as prefeituras finalmente passam a ter voz ativa na gestão dos recursos naturais que impactam diretamente suas comunidades.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário