O 10º Batalhão Bombeiro Militar (BBM) sediou, nesta quarta-feira (06/08), uma reunião estratégica com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos, com o objetivo de discutir medidas urgentes para o combate ao uso criminoso do fogo em lotes baldios na área urbana de Catalão.

Foto: 10º BBM/ Catalão
Dados alarmantes apresentados durante o encontro revelam que, somente em 2025, mais de 80% dos incêndios em vegetação registrados no município ocorreram dentro do perímetro urbano. A maioria dos casos está relacionada à prática ilegal de queima de terrenos para fins de “limpeza”, o que representa um sério risco à saúde pública, à segurança da população e ao meio ambiente.
Durante a reunião, foram definidas estratégias de atuação conjunta, incluindo:
-
Fiscalização intensificada em áreas críticas;
-
Monitoramento aéreo com drones para identificação em tempo real de focos de incêndio;
-
Patrulhamento preventivo com apoio da Polícia Militar;
-
Responsabilização criminal dos infratores, com base na legislação ambiental;
-
Foto: 10º BBM/ Catalão
Foto: 10º BBM/ Catalão
Campanhas educativas voltadas à conscientização da população sobre os riscos e penalidades da prática.
O comandante do 10º BBM, Major William, destacou a gravidade da situação e a importância da união entre as forças públicas. “A prática de atear fogo em lotes baldios coloca em risco a saúde, a segurança da população e o meio ambiente. Estamos unidos para combater esse crime com firmeza e inteligência”, afirmou.
A articulação interinstitucional visa reduzir drasticamente o número de ocorrências nos próximos meses, período em que as condições climáticas — como tempo seco e baixa umidade — favorecem a propagação do fogo.
As autoridades reforçam que denúncias de queimadas podem ser feitas de forma anônima, e que a colaboração da população é essencial para o sucesso das ações.