Início » Festival Estação da Inovação reúne 3 mil pessoas no Hub Goiás

Festival Estação da Inovação reúne 3 mil pessoas no Hub Goiás

de Antônio Paulino
2776 visitas

O programa Start, voltado à iniciação tecnológica de crianças e jovens, marcou presença com três frentes

Goiânia recebeu, entre os dias 7 e 9 de agosto, a segunda edição do Festival Estação da Inovação, no Hub Goiás, no Setor Leste Universitário. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Porto Digital, o evento reuniu aproximadamente 3 mil pessoas em três dias de atividades voltadas à inovação, cultura, capacitação e networking, com a participação de estudantes, empreendedores, startups, artistas e comunidade em geral.

O Festival Estação da Inovação é mais um passo no fortalecimento do ecossistema goiano, conectando cultura, ciência e oportunidades para nossa população. Ao mesmo tempo em que mostramos o que Goiás já produz de inovador, também inspiramos as novas gerações a participarem ativamente desse processo”, afirmou o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.

Festival Estação da Inovação, no Hub Goiás, reúne três mil pessoas durante três dias de evento

As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) levaram ao público oficinas criativas, apresentações artísticas e demonstrações tecnológicas, além de uma Arena de Robótica, realizada em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG). Houve atividades de aquarela, cerâmica, bordado, macramê, grafite, customização e ateliê criativo, além de palestras sobre gestão da inovação, pitch de negócios e avanços em mapeamento de riscos urbanos. Equipamentos como impressoras 3D e óculos de realidade virtual também estiveram disponíveis para uso.

O programa Start, voltado à iniciação tecnológica de crianças e jovens, marcou presença com três frentes: participação de 135 estudantes em toda a programação do festival; um estande interativo com o Museu Sukatech, onde os jovens apresentaram projetos como cidades inteligentes e circuitos eletrônicos; e um minicurso de montagem de circuitos, aberto a iniciantes.

“Eventos como este estimulam a criatividade e preparam jovens para o mercado de trabalho. No Hub Goiás, buscamos criar estratégias para fortalecer o ecossistema, mostrando e inspirando as pessoas a usarem a tecnologia como ferramenta básica para desenvolver soluções melhores para a sociedade”, destacou o superintendente do Hub Goiás, Johnny Laranjeira.

Três dias de programação gratuita levaram tecnologia, cultura e empreendedorismo ao público, consolidando o evento como um dos mais importantes do setor em Goiás

Durante os três dias, o Hub Goiás foi palco de pitches de startups, networking entre empreendedores, apresentações culturais e mostras de projetos inovadores. A estrutura contou com auditório, lounges interativos e áreas externas adaptadas para receber o público com conforto e acessibilidade. Com esta edição, o evento deu um passo importante para consolidar-se como um dos principais festivais de inovação do Estado, atraindo a comunidade local, além de empreendedores e investidores de outras regiões.

Cultura
Além de uma programação repleta de apresentações e oficinas promovidas pela EFG em Artes Basileu França, o encerramento do festival contou com o concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás, reconhecida como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina. O repertório passeou por clássicos da música brasileira e internacional, incluindo Bossa Nova Medley, Bolero (Maurice Ravel), O Guarani (Carlos Gomes), Noites Goianas e um sertanejo medley.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário