Por meio do Governo de Goiás, a cidade é representada no evento pela Congada. Com o slogan “Goiás tá com Tudo”, o Estado montou um estande para divulgar a cultura, a culinária, o artesanato e as tradições goianas.

Dançadores das Congadas representam a centenária festa folclórica de Catalão Foto: Divulgação / Prefeitura de Catalão
Modelos vestem trajes de dois ternos da Congada de Catalão — Catupé Amarelo e Moçambique — e interagem com o público que degusta produtos típicos da culinária goiana em frente ao espaço montado pelo Governo de Goiás. No sábado (23/8), o prefeito de Catalão, Velomar Rios, foi convidado pela Secretaria da Retomada de Goiás para acompanhar as atividades no estande, já que a congada era a principal atração do dia.
“Dá orgulho perceber que as pessoas querem saber sobre a Congada de Catalão, que, com certeza, é a maior do Brasil. Contei um pouco da história, do significado daquelas roupas e de como a Congada é importante para a nossa Festa de Nossa Senhora do Rosário”, afirmou o prefeito. “Para Catalão, é uma honra ter nossa cultura representada em um estande como este, em uma festa tão importante como a de Barretos”, completou.
A visitação ao espaço do governo goiano segue até 31 de agosto, quando se encerra a Festa do Peão. Até lá, o público poderá degustar pratos típicos, drinks com cachaças de alambique da agricultura familiar e conhecer melhor as manifestações populares de Goiás, retratadas nos personagens e elementos expostos.
Considerada o maior evento da América Latina em seu segmento, a Festa do Peão de Barretos deve receber cerca de 1 milhão de visitantes ao longo de 11 dias. Realizada há 70 anos, a celebração ocupa uma área de mais de 2 milhões de metros quadrados no Parque do Peão, reunindo o melhor rodeio do país em diversas modalidades, além de grandes atrações musicais.