Quatro foragidos da Justiça, incluídos na lista da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), foram presos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite de quarta-feira (17). Dois dos detidos são mineiros.
De acordo com a Polícia Federal, os homens foram deportados dos Estados Unidos e desembarcaram em Minas Gerais com mandados de prisão preventiva em aberto.
Entre eles está um homem de 33 anos, natural de São Gotardo, no Triângulo Mineiro, indiciado por roubo seguido de morte. O crime ocorreu em 21 de junho de 2012, na zona rural do município. Segundo denúncia, ele roubou dinheiro de uma vítima não identificada e a agrediu com socos, chutes e facadas, causando sua morte.
Outro preso, de 28 anos, é natural de São José do Divino, no Vale do Rio Doce. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio após esfaquear uma vítima em maio de 2023. O mandado contra ele foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol em agosto de 2024, a pedido da Vara Criminal de Itambacuri.
O terceiro detido é natural de São Luís (MA), tem 31 anos e responde por homicídio qualificado, tentativa de homicídio, lesão corporal e tortura. Os crimes foram cometidos em novembro de 2015, em Fortaleza (CE), em represália pelo assassinato de um soldado da Polícia Militar.
O quarto preso é estrangeiro, natural de Cuba e residente no Brasil. Aos 50 anos, ele é acusado de fraude bancária e de integrar uma organização criminosa especializada no uso de software malicioso (“malware”) para obter dados de vítimas.