O cronograma, detalhado estabelece todas as datas e prazos para renovação, transferências e solicitação de vagas, orientando pais e responsáveis sobre os trâmites necessários.
O processo se inicia ainda em 2025, com a fase de renovação de matrícula e demais modalidades de transferência. Entre os dias 17 e 28 de novembro, as unidades escolares estarão recebendo os pedidos de alunos que desejam continuar na mesma escola, assim como daqueles que pleiteiam transferência automática, interna ou externa.
Logo em seguida, de 1º a 5 de dezembro, será a vez da solicitação de vaga na Chamada Pública. Os interessados em ingressar na rede municipal pela primeira vez deverão procurar as unidades escolares ou a própria Secretaria Municipal de Educação para realizar o cadastro, localizada na R. Abdon Leite, n° 36, no bairro Boa Sorte, funcionará em seu horário padrão: de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h.
Os resultados dos processos seletivos serão divulgados online, por meio do site oficial da educação municipal (www.educacaocatalao.net.br). Os candidatos à transferência interna poderão conferir o resultado no dia 9 de dezembro, enquanto o resultado da chamada pública será publicado em 9 de janeiro de 2026.

Entre os dias 17 e 28 de novembro, as unidades escolares estarão recebendo os pedidos de alunos que desejam continuar na mesma escola, assim como daqueles que pleiteiam transferência automática, interna ou externa
O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino de Catalão está oficialmente marcado para começar no dia 19 de janeiro. A Secretaria de Educação reforça a importância de que os prazos sejam rigorosamente cumpridos para garantir a vaga e a organização do início das atividades escolares.
Em entrevista, o secretário municipal de Educação, Professor Adílson Pinto Ciríaco, destacou a importância da organização do processo. “Nosso objetivo é garantir transparência e eficiência em todo o processo de matrícula, assegurando que todas as crianças e jovens de nossa cidade tenham acesso à educação de qualidade. A participação dos pais e responsáveis, dentro dos prazos estabelecidos, é fundamental para o sucesso deste planejamento”, afirmou o secretário.

