O evento marca e celebra o encerramento do projeto de mesmo nome, desenvolvido pela Evoluir, empresa de atuação nacional e referência em projetos educacionais de impacto social. O Territórios da Agricultura é voltado à educação e inovação social na agricultura urbana, periurbana, familiar e rural. Já foi realizado em 11 cidades no Brasil. A edição 2025 em Catalão tem o patrocínio da CMOC e é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

O Territórios da Agricultura é voltado à educação e inovação social na agricultura urbana, periurbana, familiar e rural.
O evento destaca a participação coletiva na definição e criação de ações que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura local, entre as quais, um projeto para a realização recorrente de uma feira agroecológica na cidade.
O projeto teve início em junho e foi organizado em cinco encontros formativos presenciais voltados a representantes de organizações que trabalham com a temática da agricultura familiar, produção e abastecimento de alimentos, instituições do poder público e escolas de Catalão. Durante todo o percurso, os participantes registraram por meio de fotografias suas percepções e vivências. As imagens captadas nesses encontros deram vida à exposição fotográfica sobre o projeto.
Abordagem inovadora
O Territórios da Agricultura, uma das ações educacionais e socioambientais que fazem parte do trabalho da Evoluir, já se tornou referência em outras localidades do país e está alinhado a oito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 da ONU. O projeto já foi implementado em 11 municípios, abrangendo mais de 300 ações que beneficiaram cerca de 400 agricultores, artesãos e coletores. A continuidade das hortas familiares comunitárias após a finalização do projeto em boa parte das comunidades, um dos objetivos do Territórios da Agricultura, é um resultado marcante que evidencia o sucesso da iniciativa.
“ O projeto estimula os participantes a desenvolverem novas competências individuais e soluções coletivas e se destaca como uma iniciativa que empodera a comunidade para a construção de um caminho mais resiliente e sustentável na agricultura” afirma Rubia Camaratiba, analista de projetos na Evoluir.
Celebração
O resultado das atividades realizadas em Catalão pode ser conferido em visitas guiadas à exposição fotográfica no Shopping Catalão. As imagens destacam os principais momentos do projeto com registros feitos pelos próprios participantes, os desafios e soluções encontradas.

O projeto já foi implementado em 11 municípios, abrangendo mais de 300 ações que beneficiaram cerca de 400 agricultores, artesãos e coletores
As escolas públicas terão dias de visitas agendadas, com transporte fornecido pelo projeto para que os alunos vivenciem a mostra e participem de atividades artísticas, como contação de histórias, apresentação de cultura regional, teatro de bonecos, roda de conversa sobre agroecologia e cultura, palestra sobre fotografia e oficina de fotografia.
“ O projeto tem foco na realidade, na beleza e na poesia do processo de regeneração e produção, no engajamento dos grupos e ressalta a importância do trabalho na terra. Este é o momento em que celebramos o encerramento e as conquistas de mais uma edição de sucesso” , destaca Rubia Camaratiba.
Serviço
Local: Shopping Catalão
Rua Jocelim Gomes Pires, 2300
Nossa Senhora de Fátima – Catalão, GO
Programação:
Domingo (16/11)
10h Abertura da Exposição Fotográfica
11h-14h15 Contação de histórias
11h50-15h Apresentação regional: terno de Congo Mariarte
Segunda (17/11)
10h-14h15 Apresentação teatral e teatro de bonecos
Terça (18/11)
10h-14h15 Roda de conversa sobre agroecologia e cultura
Quarta (19/11)
10h-14h15 Apresentação regional terno de Congo Mariarte
Quinta (20/11)
10h-14h15 Palestra sobre fotografia com Luiza Duarte
Sexta (21/11)
10h- 14h15 Oficina de fotografia com Luiza Duarte
Sábado (22/11)
10h-14h15 Último dia da exposição + contação de história
Sobre a Evoluir
Há 29 anos a Evoluir desenvolve produtos e serviços educacionais para que pessoas, comunidades e organizações prosperem em um mundo em rápida transformação. Atua em quatro pilares: projetos educacionais de impacto social, assessoria de clientes em Investimento social, assessoria pedagógica para escolas e a Editora Evoluir, que produz e publica materiais pedagógicos, como livros didáticos e de literatura infantojuvenil, acervos pedagógicos, kits, jogos, aplicativos.
A organização conta com portfólio de 15 projetos alinhados aos principais indicadores de responsabilidade social: desenvolvimento comunitário, educação, sustentabilidade e diversidade. Trabalha o desenvolvimento do indivíduo em cima de cinco competências: Mergulhar em si, Entender o mundo, Fluir em equipe, Agir consciente e Voz ativa. Essa abordagem serve de pilar conceitual e metodológico para todos os produtos, que se dão em três esferas: a pessoal, a social e a sistêmica.

