
Anamélia Dami completou 50 maratonas nos 50 estados dos Estados Unidos — Foto: Arquivo pessoal
Aos 65 anos, a mineira Anamélia Dami conseguiu um feito inédito no esporte brasileiro. A corredora se tornou a primeira mulher do país a completar maratonas em cada um dos 50 estados dos Estados Unidos, conhecendo desde o calor do Havaí até as montanhas de neve do Alasca. Com isso, ela entrou para o seleto clube “Finisher 50 States”, que só tem mais um brasileiro.
Para cumprir o desafio, Ana Amélia precisou de quatro anos e percorreu mais de 2 mil km. Ela correu oito maratonas em 2022, mais oito em 2023 e incríveis 22 no ano passado. A sequência final de provas foi a mais complexa: entre setembro e outubro deste ano, a brasileira correu 12 maratonas em um período de 15 dias, cada uma em um estado diferente.
A última maratona do desafio foi finalizada no estado de Montana, próximo à fronteira com o Canadá. À TV Integração, Anamélia descreveu o sentimento de alegria ao término da última maratona do desafio e contou que até se esqueceu de bater o sino na linha de chegada, que indica o término de cada prova.
— Foi uma explosão tão grande de felicidade, de conquista, de um dever cumprido, de uma forma tão bacana, tão leve, serena, profunda. Eu até esqueci de bater o sino. Eu comemorei tanto que o sino ficou para o final, mas foi uma conquista muito desejada — lembrou.
Além dela, o único outro brasileiro a entrar para o clube “Finisher 50 States” foi o também uberlandense Nilson Lima. Segundo Anamélia, um dos diferenciais desse desafio é a oportunidade de conhecer diferentes paisagens e culturas.

