De acordo com um analista privilegiado da política de Catalão, a cidade mais próspera do Sudeste goiano, o conflito atual entre o ex-prefeito Adib Elias e o deputado Jamil Calil esconde um conflito maior. “Há um pano de fundo.”
O expert afirma que Adib Elias, “cuja vocação não é o Legislativo, e sim o Executivo, se prepara para a disputa da Prefeitura de Catalão em 2028, daqui a dois anos e 10 meses — um ‘pulinho’, como se diz em Ouvidor”.

Adib Elias, Velomar Rios e Jamil Calife: a guerra começou em 2025 e se agudizará em 2028 | Foto: Reprodução
“A eleição para deputado estadual funcionará como uma espécie de ‘eliminatória’ para a classificação da copa de 2028, quer dizer, a disputa pela prefeitura”, afirma a fonte.
O prefeito de Catalão, o “diplomata” Velomar Rios — um político que não aprecia briga e aposta na conciliação —, já avisou que, em 2028, irá à reeleição. Não vai abrir espaço para ninguém, nem mesmo para o aliado Adib Elias.
As evidências indicam que o grupo vai dividido para o pleito de 2028. Velomar Rios e Adib Elias ficarão com pedaços do grupo. O que pode acabar fortalecendo Renato Ribeiro, do PL. Ou Gustavo Sebba, do PSDB.
A divisão começou com o fato de que Adib Elias decidiu ser candidato a deputado estadual, ignorando que o grupo tem um candidato à reeleição, o parlamentar Jamil Calife. É a ponta do iceberg.
Rejeitando as pressões públicas de Adib Elias, Jamil Calife reafirma que será candidato à reeleição. A pergunta a se fazer é: o deputado enfrentaria Adib Elias se não tivesse o apoio de Velomar Rios? Dificilmente. Por que a maioria dos vereadores apoia o deputado e não Adib Elias? Porque tem o apoio do prefeito para abandonar o veterano líder político de Catalão.
Fonte: Jornal Opção Dia 30/11

