Início » Equatorial Goiás lança projeto Energia Feminina

Equatorial Goiás lança projeto Energia Feminina

de Antônio Paulino
5264 visitas

A Equatorial Goiás, em parceria com o Instituto Equatorial, lança nesta sexta-feira (23), o projeto Energia Feminina, que tem como objetivo promover capacitação, inclusão produtiva e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O evento será realizado às 14h, na sede da Equatorial Goiás, situada na Rua 2, 505, Jardim Goiás, em Goiânia.

O projeto, desenvolvido pelo Instituto Equatorial em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), será realizado pela primeira vez em Goiás. “Estamos felizes de receber uma iniciativa tão importante para a sociedade e que, com certeza, vai fazer a diferença para as mulheres que vivem em nosso Estado”, destaca o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme.

Iniciativa chega ao estado pela primeira vez e beneficiará mulheres em situação de vulnerabilidade social

Com investimento de R$ 910 mil diretamente nos negócios incubados e acelerados, o Energia Feminina tem como meta capacitar 784 mulheres nos sete estados de atuação do Grupo Equatorial (MA, PA, PI, AL, GO, AP e RS). Além da capacitação, o projeto prevê a criação de uma Rede de Mulheres Empreendedoras, integrada a um ecossistema de suporte coletivo, com parcerias para garantir a sustentabilidade dos negócios e ampliar o acesso ao mercado.

Em Goiás, 112 mulheres participarão da primeira fase, com cursos voltados para empreendedorismo, planejamento de negócios, gestão financeira, marketing e vendas, eficiência energética e sustentabilidade. Dessas, 54 serão selecionadas para a segunda etapa, que inclui consultorias e acesso a capital semente para investir em seus negócios.

Podem participar do projeto Energia Feminina, mulheres residentes em Goiás, em comunidades atendidas pela Equatorial Energia e em situação de vulnerabilidade social e cadastradas no CadÚnico ou encaminhadas por serviços da assistência social. O processo é inclusivo e prevê cotas para mulheres negras, além de atenção a outros grupos, como PCDs, mulheres trans, populações tradicionais e nômades. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cieds.org.br ou pelo link na bio do Instagram do Instituto Equatorial (@institutoequatorial).

“A segunda edição do Energia Feminina nasce da escuta ativa nos territórios. Ouvimos as mulheres, entendemos suas realidades e construímos o projeto a partir dessas vivências. A autonomia financeira é um caminho concreto para a transformação social, e nosso objetivo é gerar resultados reais, fortalecendo o protagonismo feminino”, destaca Janaína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial.

Na primeira edição, realizada em 2025 nos estados do Piauí e Pará, o projeto capacitou 360 mulheres, sendo que 120 receberam capital semente para desenvolver seus negócios. Ao final, as participantes exibiram e comercializaram seus produtos em Feiras de Negócios.

Sobre a Equatorial Goiás 
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de unidades consumidoras atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Sobre o Instituto Equatorial
O Instituto Equatorial é uma instituição do terceiro setor que promove o desenvolvimento social nos territórios onde o Grupo Equatorial atua. Seu compromisso é impulsionar a transformação nas comunidades, reduzindo desigualdades e fortalecendo o protagonismo local por meio de programas estruturados em escuta, parceria e impacto social duradouro.

Sobre o CIEDS
O CIEDS é uma organização da sociedade civil com 26 anos de experiência, atuando com diversas causas e públicos para o enfrentamento à pobreza. Seu foco é criar soluções que fortalecem territórios, conectando empresas, governos, organizações e pessoas. É referência na criação, articulação e execução de iniciativas de impacto social em todo o Brasil.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário