A Secretaria de Saúde de Catalão confirmou, nesta terça-feira (13), o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) em um morador do município. O paciente, de 31 anos de idade, que teve o diagnóstico após o exame coletado logo que apresentou os sintomas, permanece em isolamento domiciliar desde o dia 29/08.
O município tomou todas as providências cabíveis para monitorar o paciente, seus familiares e pessoas próximas durante o período do isolamento. Segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, até o momento, não existem novos casos de suspeita da doença.
O secretário de Saúde, Velomar Rios, alerta que, em caso de suspeita, o paciente deve procurar as unidades de saúde do município para avaliação e, diante de suspeita clínica, receberá o devido isolamento. A vigilância epidemiológica será notificada para posterior coleta dos exames conforme solicitação médica.
Sobre a doença
A varíola dos macacos é uma infecção causada por um vírus que geralmente se manifesta de forma leve. Os principais sintomas são febre, dor e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes específicas do corpo. É preciso prestar atenção a questões como compartilhamento de utensílios e contato direto com lesões na pele, fluídos e secreções corporais.
O período de isolamento será recomendado pelo médico e depende da cicatrização completa das lesões na pele. As pessoas que tiveram contato com o paciente, mas não apresentam nenhum sintoma, não possuem recomendação de isolamento.
