A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Catalão, registrou chuva de 9mm ontem, terça-feira. Apesar de pouca e rápida, o fenômeno foi muito comemorada pelos catalanos, pois, ajudou a apagar os focos na Mata do Setor Universitário, além de melhorar o clima.
O professor e coordenador do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Rafael Ávila, informou que a previsão é de mais chuva e mais volumosas ainda no decorrer desta semana.
Ávila explicou que a frente fria, conforme anunciado no início da semana, está chegando em nossa região, o que vai provocar várias áreas de instabilidade, o que provocará chuvas mais volumosas, com intensificação das rajadas de ventos, raios e, eventualmente, em alguns pontos, a possibilidade de chuva de granizo.
O professor e climatologista, Rafael Ávila, ainda explicou que a estação da primavera começa nesta quinta-feira (22) e a atmosfera ainda está muito seca e quente e com esse contraste térmico as tempestades se formarão nos próximos dias.
Com informações do Blog do Badiinho
