Após o sucesso de público das etapas de junho e julho, a Mostra Internacional de Teatro de Catalão traz à cidade mais quatro espetáculos e quatro atividades formativas que finalizam as atividades da Mostra no ano de 2023. A programação acontece entre os dias 9 e 14 de agosto e é completamente gratuita. Os ingressos podem ser retirados no site Sympla, através do link: https://www.sympla.com.br/produtor/mitcatalao .
Na avaliação dos coordenadores, a cidade de Catalão abraçou o projeto, com diferentes públicos comparecendo às apresentações de artistas de todo o Brasil e do exterior. Segundo Evandro Costa, diretor da Mostra, uma nova edição já está sendo preparada para 2024. “A estreia da MIT foi muito positiva, recebemos bons feedbacks do público que está adorando ver espetáculos de qualidade chegando a Catalão. No ano que vem tem mais!”, pontua.
ESPETÁCULOS
A última etapa da MIT Catalão traz espetáculos diversos para todos os públicos. Os espetáculos serão apresentados no Auditório da Faculdade UNA Catalão, com entrada gratuita.
No dia 11 de agosto, sexta-feira, às 20h, será apresentado o espetáculo Dom Quixote, com a Cia. UM de teatro, de São Paulo/SP. O espetáculo é uma adaptação da obra homônima em que o protagonista é o interno de um hospício e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, o seu enfermeiro.
No dia seguinte, 12 de agosto, sábado, às 20h, o ator Rodrigo Cunha, da Casa 107 Vivace, interpreta 3 personagens no premiado espetáculo Espécie. Um velho, uma mulher e um macaco surgem em cena numa peça de teatro físico.
No dia 13 de agosto, domingo, às 19h, o Grupo Bastet de Goiânia apresenta o espetáculo Vamos a la praia. Quando um grupo de palhaços decide ir à praia, mas o mar está longe demais, o restante da história fica por conta da imaginação, muita música e diversão.
Por fim, no dia 14 de agosto, segunda-feira, acontece a apresentação de Quem Cochicha o Rabo Espicha, do Grupo Zabriskie, de Goiânia-GO, com indicação livre. Com juras de amor, intrigas de casal, trava línguas, os atores envolvem a plateia com muita diversão e uma reflexão sobre as fofocas nos dias atuais.
ATIVIDADES FORMATIVAS
As atividades formativas serão realizadas no Laboratório de Práticas Corporais e Artísticas, na sala 15, bloco C, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Os participantes terão a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre Teatro e suas interfaces com a educação e a acessibilidade.
Nos dias 9 e 10 de agosto, das 18h às 22h, será ministrada a Oficina de Jogos Teatrais, com Ricardo Fiuza. Na oficina os participantes serão introduzidos às técnicas e princípios da atuação. A atividade é direcionada a estudantes de escolas públicas, estudantes de Artes Cênicas e aspirantes ao Teatro.
No dia 10 de agosto, das 10h às 12h, haverá a palestra Teatro na Escola e a Formação Integral do Sujeito com Karine Ramaldes. O público-alvo são professores de escolas públicas e artistas de teatro que serão provocados a discutir os métodos e os ganhos da inserção do Teatro no ensino regular.
Nos dias 10 e 11 de agosto, das 14h às 18h acontece a Oficina de Arte, Inclusão e Acessibilidade, com Thiago Santana. A oficina visa discutir com artistas, produtores culturais e intérpretes de LIBRAS e audiodescrição as contribuições dos mecanismos de acessibilidade na concepção artística.
E por último, no dia 12, das 8h às 12h, será realizada a Oficina do Riso, com Thiago Moura. A proposta é trabalhar com idosos o humor e despertar olhares mais otimistas para os desafios da terceira idade.
SOBRE A MIT CATALÃO
A MIT Catalão é uma mostra permanente e democrática. Através de uma curadoria atenta aos expoentes do teatro nacional e internacional, a cidade de Catalão desfruta de uma programação diversa, que atende a todos os públicos e idades. A Mostra tem como missão desenvolver o hábito de ir ao teatro entre a população de Catalão. Além de espetáculos, a MIT promove atividades formativas que ampliam a experiência e a relação dos participantes com o Teatro.
Além de atrações estrangeiras, os grupos brasileiros que compõem a programação têm histórico de atuação dentro e fora do país, com festivais e temporadas na Europa e nas Américas. A programação oferece uma diversidade de estilos e gêneros teatrais, com espetáculos renomados que vão do infantil, à palhaçaria e ao teatro contemporâneo. A curadoria foi pensada de modo a atender todos os públicos de uma cidade diversa como Catalão.
A MIT Catalão é coordenada e produzida pela Bricolagem Produções e conta com o patrocínio das empresas John Deere e CMOC Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. As universidades UNA e UFCAT (Universidade Federal de Catalão) apoiam e recebem as atividades que compõem a programação do evento.

