Na manhã desta sexta-feira (14), por volta das 7hs, dois pontos da linha férrea que passa pelo perímetro urbano de Catalão foram obstruídos por máquinas da prefeitura. Um deles na entrada da cidade , próximo ao DIMIC, e o outro nas proximidades da UNA, na Vila Maria. A ordem para a obstrução foi dada pelo prefeito Adib Elias.
O Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Catalão, Cairo Batista, informou que a obstrução é uma manifestação do poder executivo pelo descumprimento por parte da VLI, que é a empresa de logística do Brasil que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas, em um acordo a Prefeitura de Catalão.
Segundo Cairo, o acordo entre as partes é de que a Prefeitura de Catalão realizasse o serviço de limpeza e manutenção em toda linha férrea na zona urbana do município – que é de responsabilidade da concessionária – e a VLI, por sua vez, entregaria ao poder municipal cerca de 10 mil dormentes de madeira e trilhos de aço que seriam usados na construção e reparação de mata-burros e pontes na zona rural de Catalão.
Porém, segundo o secretário, a prefeitura de Catalão tem realizado periodicamente a limpeza da linha férrea no perímetro urbano – desde a entrada da Mitsubishi (DIMIC) até o viaduto de entrada para as mineradoras, na Vila Maria, sendo que a VLI, não vem cumprindo com esse acordo. A Prefeitura aguarda o posicionamento imediato da concessionária., para liberação da linha.

