Banner Equatorial
Início » Caso não haja uma prorrogação na cobrança dos impostos, a gasolina deverá aumentar em 0,69 por litro, calcula Abicom

Caso não haja uma prorrogação na cobrança dos impostos, a gasolina deverá aumentar em 0,69 por litro, calcula Abicom

de Antônio Paulino
336 visitas

O fim do prazo de validade da desoneração dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol movimenta os bastidores do governo e, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, uma decisão deve sair ainda nesta segunda-feira, 27. No caso do etanol, a alta deve ser de 24 centavos.

Nas contas da Abicom, com a volta da cobrança dos impostos — tal qual está prevista em medida provisória — o impacto da volta dos impostos no preço da gasolina nas refinarias será de 0,79 centavos pelo PIS/Cofins e de 0,10 centavos pela Cide. Nos postos, após a mistura do etanol, o impacto total do retorno dos impostos na gasolina será de 0,69 por litro. O preço médio da gasolina no Brasil é de 5,07 reais, segundo o último levantamento divulgado pela ANP.

Antes mesmo da posse de Lula, Haddad que defendia a volta da cobrança dos tributos, perdeu o duelo para a área econômica do governo e Lula prorrogou por 60 dias via medida provisória a isenção na gasolina e no etanol. No caso do diesel e do gás de cozinha, a desoneração vale até 31 de dezembro, de acordo com o ato assinado pelo petista.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário