O governador Ronaldo Caiado destacou a importância da 78ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás como vitrine do agronegócio e espaço de valorização das tradições goianas. “É onde o urbano e o rural se encontram; não apenas para festividade, mas também para acompanhar a evolução do plantel goiano”, afirmou o governador durante a abertura oficial do evento, na manhã desta sexta-feira (16/5). A expectativa é que mais de 500 mil pessoas visitem o Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, no Setor Nova Vila, até o dia 25 de maio. Pela primeira vez, a entrada é gratuita.
“Este ano, a Pecuária voltou com tudo, abrindo as portas gratuitamente, de forma inédita, para que todos possam conhecer de perto o trabalho da nossa pecuária”, celebrou Caiado. O Governo de Goiás é parceiro institucional do evento e mobilizou todas as forças de segurança para garantir tranquilidade aos visitantes.
A parceria foi reconhecida pelo presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto. “A feira é gratuita graças ao apoio do Poder Público. Isso democratiza o acesso de muitos cidadãos que antes precisavam escolher um único dia para vir”, ressaltou. Segundo ele, a programação foi planejada para fomentar o setor, com expectativa de movimentar R$ 100 milhões em negócios. “Aqui a gente concilia festa com negócios. É uma feira que impulsiona a economia do nosso Estado”, completou.
O vice-governador Daniel Vilela destacou o papel do evento como vitrine para os talentos goianos. “Os produtores trazem o que há de melhor em genética animal; os industriais e comerciantes apresentam seus principais produtos. E, ainda, temos outro diferencial: os grandes shows, especialmente da música sertaneja goiana”, pontuou.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, chamou a atenção para o impacto econômico direto do evento na capital. “É só olhar ao redor: o tanto de gente circulando, vendendo, comprando. Isso movimenta a cidade inteira — Uber, táxi, ambulantes, comércio local. Todo mundo fatura com a Pecuária”, exemplificou.
Sobre o evento
Com uma estrutura de 500 mil metros quadrados, a Pecuária de Goiânia oferece, ao longo de 11 dias, uma ampla programação cultural, de lazer e de negócios. Estão previstas exposições com 850 animais de diferentes raças e mini animais, além de leilões, palestras sobre agronegócio e ações de responsabilidade ambiental e social.
Na agenda musical, o público confere atrações de renome nacional como Wesley Safadão, Natanzinho, Murilo Huff, Léo Foguete, Belo, Pablo, Luan Pereira, Edson & Hudson, Simone Mendes e Matogrosso & Mathias. O evento foi aberto na quinta-feira (15/5) com a gravação do DVD comemorativo dos 50 anos de carreira de Amado Batista.
Além de garantir a segurança durante o evento, o Governo de Goiás participa da feira por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A pasta oferece plantão técnico para apresentar programas voltados ao produtor rural, como o Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás), Crédito Social e Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural), entre outros. Também são fornecidas orientações sobre defesa agropecuária.