Banner Equatorial
Início » Governo de Goiás anuncia diretrizes da campanha de vacinação contra febre aftosa

Governo de Goiás anuncia diretrizes da campanha de vacinação contra febre aftosa

de Antônio Paulino
111 visitas

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), anuncia as normas, diretrizes e procedimentos para a campanha de vacinação contra a febre aftosa, a ser realizada de 1º a 30 de novembro. É o que estabelece a Portaria nº 472/2022, publicada na edição de hoje (29/9) do Diário Oficial do Estado. A previsão é vacinar cerca de 24 milhões de bovinos e bubalinos de todas as idades, já que houve inversão da estratégia de imunização pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), priorizando na campanha de maio deste ano os animais de zero a 24 meses.

Trata-se da última campanha de vacinação contra aftosa em Goiás, bem como em outros Estados do Bloco IV incluídos no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA). Isso porque a partir de 2023, esta medida sanitária estará suspensa, conforme já definido pelo Mapa, após a adoção de uma série de medidas de prevenção e controle e já executadas pela Agrodefesa. Em Goiás, há 28 anos não ocorre focos de aftosa, consequência também do esforço dos pecuaristas e de suas entidades representativas, que se empenham em cumprir as diretrizes sanitárias estabelecidas pelo poder público.

A Portaria 472 estabelece normas também para a vacinação compulsória contra a raiva dos herbívoros (bovinos, bubalinos, equídeos, muares, asininos, caprinos e ovinos) em 121 municípios considerados de alto risco para a doença, também de 1º a 30 de novembro, conforme descrito no artigo 2º. Devem ser imunizados os animais de todas as idades, algo em torno de 13 milhões de cabeças conforme projeção da Agrodefesa.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário