A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), recebe neste domingo (25/09), a partir das 13h, o evento de moda “Augusta Robusta – Não é você que tem que entrar na roupa, é a roupa que tem que entrar em você”. O objetivo da iniciativa é combater a gordofobia e valorizar a diversidade.
A programação gratuita conta com roda de conversa, oficinas de customização de roupas e maquiagem, bazar de troca, discotecagem, show e desfile de moda. O evento é realizado com recursos do Fundo de Arte e Cultura (FAC) do Edital de Fomento a Demandas Culturais da Secult Goiás.
Com estimativa de público de mais de 300 pessoas, a iniciativa alia a produção de moda ao conteúdo ativista. “Além de estimular a produção local e a retomada dos eventos com atividades de capacitação disponíveis para toda a população goianiense, queremos dar visibilidade às questões das mulheres reais, muitas vezes pressionadas por padrões estéticos impossíveis”, revela a diretora do evento, Marcelle Vaz.
*Programação*
O evento terá início com o Bazar de Troca. Marcada para o período entre 13h e 18h, a feira possibilita que as mulheres “plus size” possam ter uma opção acessível a novas roupas, por meio de trocas entre as participantes. Para participar, a pessoa pode levar peças em bom estado para trocar (tamanho mínimo: G e 44). Cinco convidadas estarão com suas peças para troca expostas nas duas araras disponíveis para a feira.
No auditório da Vila Cultural Cora Coralina, das 13h às 15h, ocorre a oficina de customização de roupas, que será ministrada pela estilista Su Martins, do Ateliê Salamandra do Fogo. A ideia é levar conhecimento sobre técnicas de costura para que as participantes possam intervir e transformar roupas de uso cotidiano em algo especial.
