Luz, câmera, ação! No próximo dia 24 de novembro, cerca de 20 adolescentes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Iayá, localizada no bairro São João, vão apresentar trabalhos audiovisuais produzidos por eles durante as oficinais de criação realizadas pelo projeto “Conexão Comunidade”, implantando pela VLI, empresa administradora da ferrovia que cruza a cidade, em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC).
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pelas ferramentas audiovisuais, por meio de tecnologias, e ao mesmo tempo sensibilizá-los sobre a importância da convivência segura com a ferrovia. Todas as peças produzidas têm como tema central a segurança nos trilhos e promovem uma reflexão sobre a relação da cidade e a linha férrea.
Durante as oficinas presenciais, realizadas no final de setembro, os adolescentes aprenderam a manusear câmeras, a fazer entrevistas e a gravar áudios. Todo processo de edição do material foi realizado por meio de uma plataforma de educação à distância, pela qual os alunos puderam acompanhar o andamento e dar sugestões à equipe da AIC. Foram produzidos um minidocumentário, animações e spots para rádio.
No dia da apresentação das peças, estarão presentes representantes da VLI e da comunidade escolar, como professores e pais dos alunos.