Uma Audiência Pública foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 22, na Câmara Municipal de Goiandira. Ali, o prefeito Odemir Moreira explicou detalhadamente sobre um Projeto de Lei enviado àquela Casa onde espera a aprovação dos vereadores, tratando sobre a Descentralização e Licenciamento Ambiental, ou seja, para que o município passe a emitir todas as Licenças Ambientais que forem necessárias para a implantação de projetos necessários ao progresso do município.
Odemir Moreira expôs as razões da importância do próprio município ter autorização para emitir Licenças Ambientais diversas. Hoje, quando surge a necessidade de uma Licença Ambiental, isso é feito na capital, na Secretaria do Meio Ambiente, e esse processo leva muito tempo, atrasando e até mesmo atrapalhando iniciativas de relevância para Goiandira.
O prefeito citou alguns entraves que estão ocorrendo com a própria prefeitura atualmente. Por falta de Licença Ambiental, várias estradas vicinais estão mal conservadas em razão da prefeitura não poder retirar cascalho para fazer a conservação das estradas. Esse é apenas um dos problemas.
Outro problema mais grave poder surgir em breve, envolvendo a questão das Licenças Ambientais. A prefeitura está lutando desde o mandato anterior de Odemir Moreira para criar em Goiandira o Pólo de Desenvolvimento, uma área onde empresas deverão se instalar e gerar empregos e rendas para a população.
Porém, a demora na expedição de uma Licença Ambiental, pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, pode servir de pretexto para que uma indústria desista de esperar pelo documento e deixe de se instalar em Goiandira, procurando outra cidade onde a Licença Ambiental é expedida mais rapidamente, caso aqui na região de Catalão e Ipameri, onde a descentralização já existe.
Por essas e outras razões, o prefeito espera que a Câmara Municipal entenda a necessidade da aprovação da Descentralização do Licenciamento Ambiental, que só vai trazer benefícios para todos os segmentos produtivos do município de Goiandira.