Banner Equatorial
Início » Audiência Pública trata sobre segurança das barragens das mineradoras instaladas no município de Ouvidor. Mosaic Fertilizantes compareceu, mas CMOC ignorou convite da prefeitura e se recusou participar do evento

Audiência Pública trata sobre segurança das barragens das mineradoras instaladas no município de Ouvidor. Mosaic Fertilizantes compareceu, mas CMOC ignorou convite da prefeitura e se recusou participar do evento

de Antônio Paulino
15 visitas

Uma Audiência Pública para colocar a população de Ouvidor informada das medidas que as mineradoras instaladas no município estão adotando com relação à segurança das barragens de rejeito de minérios, aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 19 de maio, no salão do CRAS.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, que é quem cuida das questões relacionadas ao setor. Muitas pessoas da comunidade, estudantes, vereadores, o prefeito Onofre Galdino e a primeira dama Vívian Felício estiveram presentes.

Depois das tragédias de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, a preocupação com a segurança das barragens de rejeito aumentou muito em todo o país, e como no município de Ouvidor existe a exploração de minérios, é normal que os moradores e as autoridades locais estejam atentas a essa questão.
Duas grandes mineradores multinacionais operam no município, a CMOC e a Mosaic. As duas foram convidadas para apresentar as medidas que estão tomando no sentido de evitar qualquer fato semelhante aos de Minas Gerais. Porém, apenas a Mosaic enviou técnicos para participar da Audiência Pública, enquanto que a CMOC apenas disse que não tinha nenhum fato a ser informado sobre o assunto, o que causou profundo descontentamento e repulsa do prefeito Onofre Galdino, diante do desinteresse e desrespeito da mineradora chinesa, que simplesmente fez pouco caso do convite da prefeitura.


A americana Mosaic enviou técnicos que explicaram detalhadamente através de fotos todo trabalho que é diariamente desenvolvido pela empresa no sentido de garantir a segurança dos moradores das áreas próximas da sua barragem, bem como os cuidado com o meio ambiente, deixando evidente as medidas adotadas, atendendo as recomendações da Agência Nacional de Mineração, que regula e fiscaliza o setor mineral no Brasil.

0 comentario
0

Deixe um comentário