
Vídeos viralizaram nas redes socais de um cão comendo outro cão já sem vida. Segundo a jovem que gravou os vídeos, ela foi ao canil na tarde desse domingo (30) no intuito de adotar um cachorro, mas quando chegou deparou com o local muito sujo, com os animais muito magros e em situação de abandono. O caso foi registrado na Polícia Civil da cidade.
No ano de 2013, o Ministério Público de Goiandira, firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a prefeitura municipal para tentar acabar com o excesso de cães nas ruas da cidade. Além da construção do canil.
De acordo com informações, os responsáveis pelo canil municipal é um veterinário, o secretário de Meio Ambiente e um zelador. Todos contratados pela Prefeitura de Goiandira.
Em Nota, a Prefeitura Municipal de Goiandira, através das Secretarias de Meio Ambiente se manifestou. Veja na íntegra:
A Prefeitura de Goiandira juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, vem por meio desta nota esclarecer algumas questões sobre o cuidado do Canil Municipal e respectivamente dos animais tratados no local, devido aos vídeos e textos que circulam nas redes sociais. A Prefeitura ressalta que a pauta animal é importante ao município, e deve ser levada sempre a sério, agradecendo o trabalho das pessoas que lutam em prol da causa animal, entretanto, o Executivo Municipal e secretaria reitera que os vídeos e fotos divulgados na tarde deste domingo (30), não foram colocados em seu verdadeiro contexto, e que os responsáveis do Canil Municipal não foram ouvidos.
O canil realmente está com lotação máxima, havendo a possibilidade de brigas entre os animais.
Viemos interar a comunidade que os animais estão sendo bem tratados, gerando um gasto mensal para os cofres públicos de aproximadamente R$ 25.000,00 com rações e remédios.
Vale ressaltar que o Canil abriga dezenas de animais, alguns deles chegaram recentemente, e por isso, estão em fase de recuperação. Nesta fase, é normal que os animais não se alimentem devidamente, até a plena recuperação. Tendo isso em vista, o responsável pelo Canil João Carlos Damas e médico veterinário Danilo Faria, relata que durante todos os finais de semana e feriados o canil recebe a visita dele e demais funcionários do local em dois turnos: pela manhã e pela tarde. Assim, como durante os dias de Expediente, todos animais ficam em espaços limpos, têm direito a banho de sol e recebem o carinho devido, e o cuidado especial para os que estão doentes.
O Executivo ressalta também que nenhum animal fica sem ração. O responsável pelo canil também ressalta que neste mês o local recebeu 40 sacos de ração, sendo para adultos e filhotes. O espaço também conta com diversos remédios, vacinas. Todos animais recebem o atendimento necessário, lembrando que a recuperação de animal para animal pode ser muito variável.
Com informações do Blog Zap Catalão