A cidade de Caldas Novas, no sul goiano, está passando por surto de conjuntivite nos últimos oito dias. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caldas Novas têm registrado cerca de 50 casos da doença por dia. O coordenador da vigilância epidemiológica, José Custódio Pereira Neto, afirmou que, nesta temporada de férias, o número de casos foi cerca de 30% maior que o do ano passado.
“Quando acumula muita gente em locais assim, é até comum. Ano passado também teve, mas dessa vez foi maior. Não deixa de ser um surto, mas já estamos mapeando para saber de onde está vindo e para identificar os tipos de vírus e bactérias, até para criar políticas públicas para evitar situações como essa”, confirmou ao G1.
Ainda segundo ele, os hotéis e espaços turísticos da cidade receberam algumas orientações. “Para que tenham nas suas recepções algum álcool gel ou algum tipo de assepsia mais intensificada para a gente diminuir o impacto dessa doença”, disse.
A médica Larissa Ferreira, que tem atendido os pacientes na UPA, relatou à TV Anhanguera que seis em cada dez pacientes da unidade apresentam o mesmo problema. Segundo ela, ainda não é possível saber o que tem causado o aumento no número de casos da doença.
“Primeiro estamos pegando os casos para depois poder fazer essa triagem. O departamento específico deve fazer essa investigação”, comentou.