A Câmara dos Deputados aprovou hoje (19), em definitivo, a criação das Universidades Federais de Jataí (UFJ) e Catalão (UFC) a partir do desmembramento dos câmpus da Universidade Federal de Goiás já existentes nos municípios. A independência das unidades do Sudoeste e do Sudeste é uma bandeira do mandato do deputado federal Daniel Vilela (PMDB).
“Trabalhamos desde o primeiro ano do mandato nisto, com indicações, visitas e convencimento de ministros sobre a importância dos projetos. Hoje é dia de comemorar essa grande conquista”, afirma Daniel Vilela, autor das indicações ao Poder Executivo para que enviasse as matérias ao Congresso. O texto agora vai para o Senado Federal e, quando aprovado, seguirá para sanção presidencial.
“A aprovação na Câmara dos Deputados é uma grande conquista. O trâmite no Senado tende a ser mais rápido e a criação das universidades de Jataí e Catalão, com sua comunidade acadêmica voltada para as características de suas regiões, está em perto de se tornar realidade.”
O diretor da Regional Jataí da UFG, Alessandro Martins, acompanhou a votação no Plenário da Câmara. “É um momento importante para Jataí, para a UFG, que apoia o desmembramento, e para toda a região Sudoeste, a grande beneficiada. Acredito que isso eleva Goiás a um novo status educacional.”
Outros deputados goianos tiveram participação na tramitação e entenderam a importância das universidades para Jataí e Catalão. O deputado Fábio Sousa (PSDB) relatou uma das matérias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O deputado Lucas Vergílio relatou uma na CCJ e as duas na Comissão de Finanças onde foram aprovadas em maio de 2017.
Pouco depois, em julho, Daniel Vilela requereu e conseguiu que as matérias fossem incluídas na pauta do Plenário para votação. “A pauta do Plenário é bem volátil. Muitas vezes as discussões ficam travadas por Medidas Provisórias ou projetos polêmicos, mas ter os projetos de lei aqui significava que poderiam ser votados a qualquer momento”, explica.
“Conseguimos convencer o presidente da Casa, Rodrigo Maia, a incluir as matérias entre os primeiros itens da pauta, o que garantiu a votação hoje. A partir daí, era fazer o convencimento dos colegas pela aprovação. Tivemos êxito”, afirma Daniel Vilela. O parlamentar continuará a fazer gestão para acelerar a tramitação no Senado Federal.