Criticado por não revelar o motivo da dispensa de Maicon da Seleção Brasileira entre os amistosos entre Colômbia e Equador, o técnico Dunga disse em entrevista ao O Estado de S. Paulo que optou pela conduta como forma de preservar o lateral direito. Dias depois foi esclarecido que o veteranp estendeu o dia de folga e chegou horas atrasado à concentração.
“Questão de disciplina interna. E eu lido com imagem, com contratos. Se eu disser o motivo e ele perder um contrato, quem é o responsável?”, disse o técnico, para quem a revelação do motivo dependia do jogador. “Sou eu, que estou falando. Se ele quiser falar, fala. Tenho de dar explicação para o meu presidente, meu supervisor, meu vice-presidente. E tenho de preservar meu atleta”, completou ao jornal.
A dispensa de Maicon por indisciplina gerou uma série de boatos que atingiu diretamente outro jogador da Seleção, o meio-campista Elias. Uma piada de um site de humor provocou barulho ao citar uma falsa relação entre o corintiano e o atleta dispensado. Elias teve que dar entrevista para negar o boato e prometeu processar quem o veiculou.