Na tarde desta segunda-feira, 12 de maio, foi oficialmente encerrada a 84ª edição da tradicional Festa do Rosário de Ouvidor, um dos mais antigos e respeitados eventos culturais e religiosos da região. O encerramento foi marcado por uma das cerimônias mais simbólicas da festa: a Entrega da Coroa.
Durante o rito, os festeiros do ano de 2025 — Fernando Moretti e Priscila, Alexandre e Gleise — passaram oficialmente a coroa de Nossa Senhora do Rosário para os festeiros escolhidos para o ano de 2026.

A Irmandade do Rosário, entidade responsável pela parte religiosa da celebração, anunciou que os festeiros do próximo ano serão o advogado César Ribeiro e sua família, incluindo pai, mãe, irmãos e a namorada, que terão a missão de dar continuidade a essa tradição carregada de fé, história e identidade cultural.
A Entrega da Coroa é acompanhada pela presença dos ternos de congos, em um momento de grande beleza, emoção e espiritualidade, reunindo a comunidade e reforçando os laços de devoção a Nossa Senhora do Rosário.
“A Festa do Rosário não é apenas uma tradição, é um legado que atravessa gerações e mantém viva a fé e a cultura do nosso povo”, afirmou o presidente da Irmandade.
Presente na cerimônia, o prefeito Cebinha contou que é devoto de Nossa Senhora do Rosário e por causa da tradição que os ouvidorenses carregam há mais de 80 anos, fez o melhor que pode para colaborar com a festa e acrescentou: “Me coloco à disposição do Dr. César para que ele e sua equipe façam uma festa ainda melhor no ano que vem”.
O novo festeiro disse que sempre foi católico praticante, é ministro da Eucaristia, e participa ativamente dos eventos e por causa do seu envolvimento com a igreja católica sempre quis ser festeiro. Nesse ano ele se candidatou ao cargo e seu nome foi aprovado pela Irmandade. “Sei da responsabilidade que estou assumindo e estou muito feliz em ser festeiro. Eu e minha família vamos fazer o melhor para realizar um grande evento“, prometeu Dr. César.
A 84ª edição consolidou mais uma vez o evento como patrimônio imaterial da cidade, promovendo religiosidade, cultura popular e união comunitária.



