Candidato a vereador nas eleições de 2012 na cidade de Itaperuçu, região metropolitana de Curitiba, José Augusto Liberato (PDT) não conseguiu ser eleito pelos eleitores, entretanto o candidato conseguiu ser empossado como vereador, de uma maneira nada convencional.
Segundo as informações que foram publicadas, Zé Augusto como é conhecido o candidato, falsificou documentos e os encaminhou a Justiça, que fizeram com o que o Ministério Público (MP), a Câmara de Vereadores o permitisse ser empossado como vereador da cidade.
Ainda conforme a publicação Zé Augusto obteve apenas 391 votos, o que fez dele o primeiro suplente, porém, o candidato apresentou à Justiça Eleitoral uma cópia de um jornal da região, em que a Câmara de Vereadores da cidade teria aumentado o número de cadeiras de 9 para 11 vagas. Mas, os Vereadores não aprovaram essa medida e tão pouco o jornal publicou a matéria citada pelo candidato.
A falsificação do documento que levou Zé Augusto a ser empossado como vereador da cidade, só foi descoberto um ano e oito meses depois do fato. Ainda conforme a publicação, o falso vereador afirmou no momento da prisão que não havia falsificado o documento. Materiais apreendidos na casa do suspeito de falsificação foram encaminhados para perícia na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba.