Fazendeiro Elmi Caetano, durante conversa com secretário de Segurança Pública — Foto: Wesley Costa/O Popular
O fazendeiro Elmi Caetano Evangelista, de 73 anos, acusado de ajudar Lázaro Barbosa durante a fuga, foi solto do presídio de Águas Lindas de Goiás na sexta-feira (16). Ele responde por favorecimento pessoal e posse de armas. Segundo a defesa, o réu está com a saúde debilitada. Lázaro era procurado pelo assassinato de uma família em Ceilândia e morreu em uma troca de tiros com a polícia após 20 dias foragido.
Elmi está usando tornozeleira eletrônica e precisa cumprir algumas medidas determinadas pela Justiça, como não deixar a cidade e não sair de casa durante a noite. O fazendeiro foi preso no dia 24 de junho. Um caseiro que trabalhava para ele disse à polícia que o patrão estava ajudando Lázaro, dando abrigo e comida. O funcionário chegou a ser preso, mas o processo contra ele foi arquivado.
Quando o idoso foi preso, a polícia apreendeu duas armas, mas um laudo apontou que elas não funcionavam. A defesa tenta retirar a acusação pela posse armas, já que elas não disparavam.
Segundo a polícia, o fazendeiro teria proibido que a força-tarefa entrasse em sua propriedade para fazer buscas pelo fugitivo.