Governador Ronaldo Caiado e primeira-dama Gracinha Caiado recebem livro autografado pelo tenente-coronel Edson Melo, autor de Contagem Regressiva – A Trajetória da Caçada a Lázaro Barbosa
O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (18/03), do primeiro Portões Abertos do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) de 2022, que recebeu a população como forma de aproximá-la da tropa de elite da Polícia Militar do Estado de Goiás. O evento marcou ainda o lançamento do livro Contagem Regressiva – A Trajetória da Caçada a Lázaro Barbosa, escrito pelo tenente-coronel Edson Melo e que narra a jornada de integrantes da Rotam durante as buscas pelo criminoso Lázaro Barbosa.
Para o chefe do Executivo estadual, o evento mostrou a identificação que a Rotam tem com a comunidade. “Presenciamos o carinho das pessoas, das famílias, se aproximando daquilo que traz paz, tranquilidade e segurança. A sociedade tem a noção clara da finalidade e do que realmente a Rotam e a Polícia Militar fazem pelo Estado”, explicou.
Acompanhando o governador Ronaldo Caiado no evento, a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, pontuou a credibilidade da Rotam. “É um batalhão respeitado não só em Goiás, mas em todo Brasil, que tenho respeito e tem toda uma admiração da população goiana”, assegurou.“Essa abertura à sociedade é para mostrar parte da nossa Polícia Militar e dizer que o sucesso da nossa corporação é ter uma comunidade de bem”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Renato Brum.
Livro
A obra traz o ponto de vista do policial no caso Lázaro Barbosa, assassino que ficou conhecido após matar quatro pessoas de uma mesma família na zona rural de Ceilândia, no Distrito Federal, e se esconder em matas no Entorno de Brasília. O governador disse que a publicação presta satisfação à sociedade. “É responsabilidade dos policiais dar segurança à população. Um cidadão não pode implantar o terrorismo e o medo”, sublinhou.
O autor Edson Melo é superintendente de Segurança da Secretaria de Estado da Casa Militar e relatou com detalhes a atuação das autoridades de Goiás, com apoio das tropas do DF e das polícias Federal e Rodoviária Federal, além de outras agências federais.