
Mais do que um recomeço, o início de ano é um tempo de celebração para a Eco050. No dia 8 de janeiro, a empresa completou 8 anos de concessão dos 436,6 km da BR-050, entre Delta (MG) e Cristalina (GO). Nesse período de diversos marcos e histórias, foram mais de R$ 1,4 bilhão investidos em diversas obras de ampliação e melhorias viárias, como a duplicação do trecho goiano, restauração de pavimento, construção de 33 viadutos, 5 pontes e 1 passarela. Além disso, foram realizados 738 mil atendimentos aos usuários que necessitaram de socorro médico e mecânico na via.
A previsão é que até o fim dos 30 anos de concessão mais de R$ 2,1 bilhões sejam investidos para garantir as melhores condições de trafegabilidade e de segurança aos usuários. Desse montante, mais de R$ 680 milhões serão destinados a obras de ampliação e melhorias, enquanto R$ 1,4 bilhão vai para manutenção, a conservação da rodovia e dos equipamento do sistema rodoviário.
Retorno aos municípios
E os benefícios trazidos pela concessão não se resumem apenas às melhorias viárias e para os atendimentos aos usuários. As prefeituras das cidades lindeiras também aumentam suas arrecadações com a atividade na rodovia. Em 8 anos de concessão, os 9 municípios ao longo do trecho concessionado arrecadaram mais de R$ 66,2 milhões referentes ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) recolhido sobre a receita do pedágio.
A aplicação dos recursos fica a cargo dos próprios municípios, que podem fazer investimentos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, entre outros.
Obras de duplicação em fase final
Em 2021, a Eco050 chegou à marca de 203,4 quilômetros de pistas duplicadas no trecho goiano da BR-050. Isso aconteceu após a entrega de mais 4,8 quilômetros de novas pistas em Cumari-GO, em uma frente de serviço que também incluiu um viaduto e duas novas pontes, como a Wagner Estelita Campos, na divisa entre Minas Gerais e Goiás.
Agora, a concessionária parte para a reta final da frente de duplicação, com as obras dos perímetros urbanos de Cristalina (GO) e Catalão (GO). Os trabalhos estão previstos para serem iniciados no primeiro e segundo semestre do ano, respectivamente, e quando concluídos, vão garantir uma BR-050 toda duplicada do Distrito Federal até o Porto de Santos, em São Paulo.
Pista renovada
Nestes 8 anos, mais de 5,7 mil empregos já foram gerados pelas frentes de Engenharia da Eco050, que também incluem a limpeza e manutenção da via, implementação de dispositivos de segurança, como defensas e tachas, e a sinalização vertical e horizontal.
Os trabalhos são diários. Apenas a frente de restauração de pavimento, por exemplo, já recuperou 868 quilômetros de pistas nesse período. A expectativa para este ano é de mais 140 quilômetros restaurados, tanto em Minas, quanto em Goiás, o que vai totalizar mais de mil quilômetros de trecho renovado.
Para este ano também está previsto obras de reforçoe alargamento de 14 pontes e viadutos em Minas Gerais e 5 em Goiás.
Sempre prontos para atender
São mais 738 mil atendimentos realizados na rodovia pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), desde julho de 2014, quando entrou em operação na BR-050. Esse é o número registrado pelo Centro de Controle e Operações (CCO) que monitora a pista 24h por dia, por meio de câmeras de segurança, garantindo agilidade no atendimento a emergências médicas e socorros mecânicos.
Para isso, a concessionária conta com 97 colaboradores e uma frota composta por 11 guinchos leves, 11 viaturas de inspeção de tráfego, 4 guinchos superpesados, 9 ambulâncias, 3 caminhões de combate a incêndio e 3 caminhões de apreensão de animais.