Banner Equatorial
Início » Líder quilombola, Mãe Bernadete é assassinada com mais de 20 tiros dentro de terreiro na Bahia

Bernadete Pacífico, de 72 anos, liderança quilombola baiana e coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), foi assassinada a tiros dentro da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares, na noite desta quinta-feira, 17, em Simões Filho (BA). Mãe Bernadete, como era conhecida, também foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e atuava como líder da comunidade quilombola de Simões Filho.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, dois homens, usando capacetes, entraram na associação onde Bernadete estava e efeturaram disparos com arma de fogo. Testemunhas que presenciaram o homicídio informaram que ela foi executada de forma brutal, com mais de 20 tiros.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse que recebeu “com pesar e indignação” a notícia da morte de Mãe Bernadete. Segundo Jerônimo, ela era “uma amiga e grande liderança quilombola da Bahia”. O ministro Silvio Almeida determinou o deslocamento de equipes do Ministério dos Direitos Humanos para Simões Filho e expressou solidariedade aos familiares e à comunidade.

Bernadete era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo. Ele era líder da comunidade Pitanga dos Palmares e foi assassinado há 6 anos.

Fonte: Jornal Opção Online

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário