Banner Equatorial
Início » Na região Sul de Goiás, 212 trabalhadores são resgados de usinas de cana de açúcar onde trabalham em regime de escravidão

Na região Sul de Goiás, 212 trabalhadores são resgados de usinas de cana de açúcar onde trabalham em regime de escravidão

de Antônio Paulino
366 visitas

Uma operação de combate à escravidão, que terminou nesta sexta-feira (17), resgatou 212 trabalhadores do plantio de cana-de-açúcar, que estavam alojados em Itumbiara Porteirão (GO) e Araporã (MG). Todos atuavam para a mesma empresa que fornecia mão de obra a quatro fazendas e uma usina.

A operação do grupo especial de fiscalização móvel contou com a participação da Inspeção do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

Este é o maior resgate de deste ano, batendo o recorde dos 207 “escravizados do vinho” de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Os trabalhadores resgatados em Goiás, eram do Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão.

De acordo com o auditor fiscal Roberto Mendes, coordenador da operação, grande parte dos escravizados dormia no chão, em cima de panos ou de papelão.

“Como a empresa não fornecia alimentação, eles comiam o que tinham, muitas vezes só arroz com salsicha. Estavam em barracos precários, sem ventilação, com goteiras, sem chuveiro. A empresa terceirizada vendia as ferramentas aos trabalhadores, o que, por lei, deveria ser fornecido gratuitamente”, disse Mendes ao UOL.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário