Banner Equatorial
Início » Novo trem turístico de Goiás vai passar por 14 cidades

Novo trem turístico de Goiás vai passar por 14 cidades

de Antônio Paulino
15 visitas

por Marcelo Albuquerque

Sete das 14 estações que podem integrar o passeio já foram reestruturadas pelo IPHAN

Já imaginou passear de trem pelas cidades de Goiás, conhecendo a história, a culinária e a cultura de cada município? Pois esse programa pode estar bem perto de se tornar realidade. Ministério do Turismo, Governo Estadual, IPHAN, SEBRAE e representantes de 14 municípios goianos estão em fase avançada para a implantação do projeto, que revitalizaria a Região da Estrada de Ferro. Atualmente, o estado de Goiás possui apenas trens de carga, já que os trens de passageiros foram desativados na década de 80.

Sete das 14 estações que podem integrar o passeio já foram reestruturadas pelo IPHAN e têm recebido atrações culturais, como venda de artesanato e feiras de culinária local. Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Senador Canedo, Vianópolis, Orizona, Urutaí, Silvânia, Pires do Rio, Ipameri, Goiandira, Catalão e Anápolis são as cidades envolvidas na discussão, que podem integrar o circuito turístico.

Pelo projeto, Goiânia teria um ônibus turístico aberto, com opção de city tour com passeios pela capital até a estação de Senador Canedo. O primeiro trecho do passeio seria de Senador Canedo até Bonfinópolis.

A concessionária, que administra a ferrovia com trens de carga, já disponibilizou uma locomotiva para fins turísticos. Os trechos variam, em média, de 30 a 50 km.

Os trechos que serão atendidos pelo trem de Turismo e a periodicidade das viagens serão definidos pelo estudo de viabilidade técnica e econômica que está sendo desenvolvido pelos municípios.

Algumas cidades já se adiantaram nos preparativos para receber os visitantes. Silvânia, a 84 km da capital, já restaurou a antiga estação ferroviária e prepara também hotéis fazenda e um Centro de Atendimento ao Turista. Pires do Rio, outra cidade incluída no roteiro, já conta com um Museu Ferroviário.

Ainda não há previsão para a instalação do trem e funcionamento da linha. Mas, será que o estado de Goiás tem mesmo capacidade para um circuito turístico de trem? “Lógico que tem!”, responde Luciano Soares, da Goiás Turismo. “Turisticamente, vejo o projeto como um grande produto”. Luciano ressalta o potencial turístico da linha de trem para o estado, que atrairia visitantes de todo o Brasil e seria mais uma opção de lazer para o público local.

0 comentario
0

Deixe um comentário