Pioneiro no Brasil na implantação de programa estadual de transferência direta de renda – a Renda Cidadã –, o governador Marconi Perillo foi convidado especial do presidente Michel Temer (PMDB) para o lançamento, nesta terça-feira, do Plano Progredir, que visa capacitar os beneficiários da Bolsa Família. Marconi participou da solenidade, realizada no Palácio do Planalto, na condição de proponente do uso do cartão magnético para o pagamento, em dinheiro, do benefício de segurança alimentar, o que resultaria, em 2003, na criação do Bolsa Família pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na fileira de autoridades mais representativas durante a solenidade, Marconi ocupou lugar de destaque por ser a autoridade pública que inspirou a Bolsa Família, programa similar ao Renda Cidadã e que, com o programa lançado hoje, ganha novos contornos de inclusão das famílias beneficiadas. Quando do lançamento do programa, o então presidente Lula fez questão de dar crédito ao governador Marconi Perillo, considerado por ele o chefe de governo estadual que mais se preocupava com a adoção de políticas de cunho social.
O governador disse que o criador do Progredir, ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social) é um ministro preparado, com apoio fundamental do Banco Central, que vai colocar R$ 3 bilhões em recursos federais à disposição do programa”, disse Marconi. “Na minha avaliação, o Progredir é um passo à frente para os brasileiro, uma garantia de mais dignidade e de mais cidadania”, afirmou o governador.