O Lago de Serra da Mesa, que fica em Uruaçu, no norte de Goiás, chegou a 8,47% neste ano. Segundo a diretoria da hidrelétrica, o nível do reservatório é o mais baixo da história por causa da seca. O comércio da região, que dependia do reservatório, ficou prejudicado e alguns lugares já fecharam as portas.
A hidrelétrica tem capacidade de produzir energia para 7 milhões de pessoas. No entanto, o nível do reservatório vem caindo ao longo dos últimos anos e prejudicando a produção. No ano de 2001 o lago chegou a 8,82%. Já em 2016 o número caiu para 8,62%.
O reservatório era um dos maiores em volume de água da América Latina. Atualmente, o baixo nível da água deixou embarcações encalhadas e até uma ponte que estava submersa, que ligava as cidades de Niquelândia e Uruaçu, voltou a aparecer.
Segundo os comerciantes da região, até 2013 a região era próspera e contava com mais de dez restaurantes, áreas de camping e pousadas. Atualmente, a maioria está com as portas fechadas e outras propriedades ficaram disponíveis para aluguel.