Um evento concorrido, na manhã desta quinta-feira, dia 18, na propriedade do senhor Heleno Borges, na fazenda Coruja, município de Ouvidor, marcou o início de um importante projeto que servirá para aproveitar melhor as águas das chuvas para diversas finalidades. Trata-se do projeto “Água e Gestão”, coordenado pela secretaria de Meio Ambiente, que inicialmente irá atender 25 propriedades da Bacia do Córrego da Lagoa, com a construção de 180 novas barragens de contenção e manutenção de outras 90 que já existiam, com um custo aproximado de 200 mil reais.
A mineradora CMOC, que atua no município de Ouvidor, Emater e UFCat são parceiras do projeto. As barragens, ou cacimbas, não são simples perfurações no solo para armazenar água da chuva, são obras de engenharia que requer elaboração de projetos técnicos de construção, levando em conta estudo para se saber a capacidade de cada uma, de acordo com o volume de chuva que cai sobre a região na estação chuvosa.
Na cerimônia foi assinado contrato com a empresa Rio Negro Engenharia, que ganhou a licitação para execução das obras. Marcaram presença, além de vereadores, secretários municipais, o prefeito Onofre Galdino e a primeira dama Vívian Felício, os 25 proprietários rurais que serão atendidos nessa primeira etapa e diversas outras pessoas da comunidade e vizinhos.