Entre os 27 governadores brasileiros que participaram da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a postura de Ronaldo Caiado (UB) chamou a atenção da imprensa nacional. Os destaques dos principais jornais do Brasil foram os acenos do goiano em unir forças ao governo federal para o combate à fome e a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Goiás para os yanomamis, caso a União necessite.
Além dos holofotes da grande mídia, Caiado recebeu um agradecimento especial do próprio presidente, durante o discurso. Lula o agradeceu por disponibilizar as forças da Segurança Pública de Goiás para conter veículos que transportavam suspeitos de vandalismo nos prédios dos três Poderes na capital federal, no último dia 8.
Na ocasião, Ronaldo Caiado foi o primeiro chefe do Executivo estadual a tomar medidas determinando o bloqueio em território goiano de ônibus que levavam golpistas, no intuito de aumentar os ataques às instituições da República: o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
O ministro de Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha, ressaltou a deferência do petista com Caiado. “O presidente fez esse agradecimento especial ao governador Caiado, que colocou seu batalhão especial em bloqueios nas estradas que dão acesso ao DF, além de ceder contingente para as forças de segurança”, disse.
Com informações do Jornal Opção Online
