A atuação parlamentar do vereador João Balbino, o João 15, na Câmara Municipal de Três Ranchos não é fácil. Melhor dizendo, é muito complicada. Por ser o único vereador de oposição naquele parlamento, João 15 precisa a todo momento mostrar coragem e enfrentar sérias barreiras quando tenta fazer algum tipo de denúncia contra a administração municipal.
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 18, o vereador emedebista levou farta documentação mostrando irregularidades no contrato de uma obra que a prefeitura está fazendo na cidade. O problema, segundo o vereador, é que a prefeitura vem usando máquinas e funcionários municipais na referida no serviço de terraplanagem, quando o correto é que a empresa que ganhou a licitação execute essa tarefa.
Ainda de acordo com a denúncia de João 15, a prefeitura já fez aditivos nessa obra que superam os 24% permitidos por lei, sendo que esse percentual já chega a 30%. Mesmo com documentos na mão que provam as irregularidades praticadas pela prefeitura, o vereador oposicionista é contestado pelos demais parlamentares, que são aliados do prefeito e defendem que o contrato não possui irregularidades.
Na sessão da última segunda-feira, o líder do prefeito, vereador Vinícius Calaça (Calacinha), argumentou que o memorial descritivo da obra não diz quem é o responsável pelo serviço de terraplanagem e, portanto, a prefeitura pode e por isso está fazendo o serviço. João está, literalmente, cercado por todos os lados por adversários que defendem a administração e rebatem veementemente seus argumentos. Até o prefeito Hugo Deleon, de surpresa, apareceu na sessão desta segunda-feira e se sentou na primeira fileira do plenário, bem de frente o seu opositor. Seria uma estratégia para intimidar o denunciante? Talvez. Pode ser. Ou não.

