Cidade mais próspera do Sudeste goiano, Catalão é emblemática, dada sua história forte. Aquele candidato que for apoiado pelo prefeito Adib Elias — Velomar Rios, Jamil Calife, deputado estadual do pP, ou outro, mesmo de menor expressão — tende a sair na frente. Pode até ser derrotado, mas será muito difícil. O gestor municipal tem desgastes, dado o longo tempo no poder, mas desenvolveu uma profunda conexão com os eleitores, sobretudo por ser considerado um administrador eficiente.
O principal nome da oposição é o produtor rural Elder Galdino, do MDB. Em 2020, ele perdeu para Adib Elias — o que era previsível. Em 2024, não estará disputando com o prefeito, e sim com o seu candidato — o que é diferente, até bem diferente. Isto pode aumentar suas chances.
O economista Júlio Paschoal, do pP, é o nome que vem sendo articulado por setores das oposições. Tecnicamente, é consistente; eleitoralmente, ainda não.
O presidente do Sindicato Rural de Catalão, o bolsonarista Renato Ribeiro dos Santos, pode ser a aposta do PL do senador Wilder Morais na disputa de 2024. Ele também mantém ligação com o governador Ronaldo Caiado.
Ou seja, qualquer um que for eleito estará na base de Ronaldo Caiado e Daniel Vilela em 2026.


