Goiânia chega aos 92 anos com novos horizontes de desenvolvimento e qualidade de vida. Em cada nova moradia, empreendimento ou negócio que surge, há a presença invisível, mas essencial, da energia elétrica. Por trás desse movimento, o trabalho da concessionária tem contribuído de forma direta para impulsionar o progresso da capital, com investimentos em obras estruturais, ações sociais e oportunidades de geração de emprego e renda.
“Celebrar o aniversário de Goiânia é também reconhecer o papel da energia como força motriz do desenvolvimento. Nosso compromisso é garantir que o crescimento da cidade seja acompanhado por uma rede moderna, segura e capaz de sustentar o futuro”, afirma o superintendente técnico da Equatorial Goiás, Roberto Vieira.

A Equatorial Goiás celebra os 92 anos de Goiânia com investimentos em obras elétricas, programas sociais e capacitação profissional
Desenvolvimento e novas oportunidades
Desde sua chegada, a concessionária tem realizado importantes investimentos em infraestrutura elétrica. Um dos marcos foi a entrega da Subestação Riviera – Parque Atheneu, em 2023, que garantiu reforço no fornecimento de energia para cerca de 150 mil clientes, abrangendo 45 mil unidades consumidoras em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. O investimento de R$ 60 milhões resultou na construção de uma nova subestação com 50 MVA de potência, além de uma Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) e redes de média tensão que reforçam o abastecimento de residências, comércios e indústrias.
“O impacto das nossas obras vai além do fornecimento contínuo de energia. Cada projeto representa a geração de renda, o estímulo a novos empreendimentos e o fortalecimento da economia local. A energia está presente em tudo o que se transforma em Goiânia”, explica o superintendente.
Destaque especial também para a construção, este ano, dos novos alimentadores Riviera, Atlântico e Real, que reforçam o sistema elétrico da região e criam condições para o crescimento de novos empreendimentos. Na prática, essas obras aumentam a capacidade de distribuição de energia, permitindo a ligação de novas empresas, comércios e moradias, além de garantir mais estabilidade no fornecimento para quem já é cliente. Com uma rede mais robusta e moderna, a Equatorial Goiás contribui diretamente para a expansão econômica e a geração de empregos, oferecendo uma infraestrutura elétrica capaz de acompanhar o ritmo de desenvolvimento do estado.
Atualmente, a companhia executa obras de reconstrução e ampliação da rede elétrica ao longo da orla do Jardim Botânico e na Terceira Radial, regiões de intenso crescimento urbano. O projeto faz parte do Plano de Expansão 2025, que prevê a instalação de 75 km de novas redes na capital, promovendo modernização, confiabilidade e eficiência energética.
“Essas obras não se limitam à troca de postes ou cabos. Elas representam novas oportunidades de emprego, mais segurança para o cidadão e condições para que novos negócios prosperem. Energia é o que permite que a cidade cresça de forma sustentável”, reforça Roberto.
Energia que transforma vidas
O compromisso da companhia com o desenvolvimento da capital também se reflete nas ações sociais e educacionais. Em 2025, o Instituto Equatorial inaugurou a Casa Prospera Goiás, na capital. Um espaço dedicado à formação gratuita de empreendedores e ao fortalecimento da economia local. A expectativa é atender mais de 550 pessoas com cursos de capacitação e consultorias para micro e pequenos negócios.
Ainda neste ano, o Residencial JK, em Goiânia, recebeu o lançamento do Plano Favela e do Programa Decolagem, em parceria com a Gerando Falcões e apoio do Instituto Equatorial. A iniciativa reúne soluções estruturais e sociais que impactam diretamente 600 famílias, com foco em infraestrutura, iluminação pública, educação e mobilidade.
Além disso, o Grupo Equatorial o investimento de R$ 20 milhões em 83 projetos sociais, culturais, esportivos e educacionais aprovados em leis de incentivo. As ações reforçam o compromisso com a inclusão social, geração de renda e valorização da diversidade.
Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa pertencente ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com sete concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás, são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².