Banner Equatorial
Início » Agrodefesa intensifica ações para garantir o cumprimento do vazio sanitário da soja

Agrodefesa intensifica ações para garantir o cumprimento do vazio sanitário da soja

de Antônio Paulino
50 visitas

Fiscais estaduais agropecuários da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) intensificam as ações de monitoramento e fiscalização das áreas que foram cultivadas com soja, com o objetivo de garantir o cumprimento das medidas estabelecidas para o período de vazio sanitário, iniciado em 27 de junho e que vai até 24 de setembro.

Fiscais da Agrodefesa vão à campo para fiscalizar presença de plantas de soja durante o período de vazio sanitário. Valor da multa é de R$ 250,00 por hectare 


A ação principal é verificar se os produtores estão fazendo a eliminação das plantas voluntárias que emergem nas áreas cultivadas com soja na safra de verão. O vazio sanitário contribui para evitar a presença ou a redução da quantidade do fungo da ferrugem asiática no ambiente durante a entressafra. 


A medida faz com que a incidência de ferrugem nos plantios da próxima safra seja retardada, resultando na redução do custeio. “O vazio sanitário não elimina completamente a ferrugem, mas reduz o problema, com ganhos fitossanitários, ambientais, sociais e econômicos para os produtores e para a população como um todo”, enfatiza o presidente da Agrodefesa, José Essado.

Penalidade
A gerente de Sanidade Vegetal Daniela Rézio e Silva reforça o alerta aos produtores para que façam a eliminação das plantas voluntárias (ou tigueras), tanto pela importância do controle da ferrugem, bem como para evitar as penalidades previstas na Lei Estadual de Defesa Vegetal nº 14.245/2002, regulamentada pelo Decreto nº 6.295/2005 e na Lei Federal nº 9.605 de 1998. O valor da multa é de R$ 250,00 por hectare onde for constatada presença de plantas de soja no período do vazio.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário