
Caiado ao lado de autoridades de Catalão durante sua visita à Festa do Rosário deste ano de 2025
O governador Ronaldo Caiado sancionou a lei que reconhece Catalão como a “Capital Goiana da Congada”. A Lei nº 23.786, de 3 de novembro de 2025, foi proposta pelo deputado estadual Luiz Sampaio. A medida tem como objetivo valorizar e preservar a importância cultural da tradicional Festa do Rosário e das Congadas de Catalão, já reconhecida anteriormente como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás e incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado.
“Temos a celebração da Congada em várias cidades de Goiás. Porém, com a mesma estrutura de Catalão, com 25 ternos e cerca de 7 mil dançadores, ela é única no Estado. Com certeza, também é a maior do Brasil”, destaca Luiz Sampaio. “Por essa grandeza, a Congada de Catalão foi reconhecida como patrimônio imaterial nacional pelo Iphan, também com a nossa participação nesse processo”, acrescenta o deputado, que foi festeiro da 149ª Festa de Nossa Senhora do Rosário, ao lado da esposa, Samara.
O título de Capital Goiana da Congada representa o reconhecimento da história e da tradição dessa manifestação cultural afro-brasileira, que, no próximo ano, completará 150 anos de celebração ininterrupta.
Semana Estadual de Valorização
Além de conceder o título a Catalão, o governador sancionou a criação da Semana Estadual de Valorização das Congadas, que será comemorada anualmente na semana anterior ao segundo domingo de outubro, período que coincide com a Festa de Nossa Senhora do Rosário.
De acordo com o parlamentar catalano, o objetivo da iniciativa é “valorizar, divulgar e preservar o papel histórico, social, religioso e artístico da manifestação”. A Semana também busca incentivar o estudo e o ensino das Congadas nas escolas públicas e privadas, bem como apoiar e fomentar as atividades culturais, artísticas e religiosas promovidas pelos grupos de Congada em todo o Estado.