Catalão mantém uma performance de destaque na segurança pública goiana e é uma das cidades mais seguras de Goiás em 2025. Os dados são do Anuário 2025 de Cidades Mais Seguras do Brasil©, iniciativa da MySide que reúne informações do Ministério da Saúde e do IBGE para medir os índices de assassinatos a cada 100 mil habitantes.

A cidade ocupa a 5ª posição entre os municípios goianos
A taxa registrada em Catalão é de 13,7 homicídios a cada 100 mil habitantes, número abaixo da média nacional de 23 e também inferior à média estadual de Goiás, que é de 18,3. Maranguape (CE), última colocada no ranking geral de segurança, apresenta taxa de violência mais de 6 vezes maior que a de Catalão.
Com uma população estimada em 121 mil habitantes, a cidade de Catalão tem se destacado na segurança pública da região desde 2023, quando ocupava a 10ª posição entre as cidades mais seguras de Goiás. Desde 2024, mantém-se na 5ª posição, mas o que mais chama atenção é a expressiva melhora de sua taxa de homicídios, que caiu de 27,1 em 2023 para 13,7 em 2025. Além disso, Catalão é reconhecida como a 6ª cidade mais segura de toda a Região Centro-Oeste.
Entre as medidas de destaque adotadas no município está o Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC). O projeto foi criado em parceria com a prefeitura local e facilita o monitoramento das vias urbanas e a troca de informações entre as esferas municipal, estadual e federal.
Por meio do videomonitoramento em tempo real da cidade, as equipes conseguem tomar melhores decisões operacionais e agilizar o atendimento de ocorrências, aumentando a eficiência no combate à criminalidade.
Atualmente, estão em operação 350 câmeras fixas, 21 de leitura de placas de veículos (OCR), cinco com reconhecimento facial e 18 do tipo Speed Dome, que possuem maior alcance visual. Com investimentos de R$ 467 mil, o sistema tem capacidade para integrar mais de 4 mil câmeras, permitindo processamento e armazenamento ampliado de imagens, o que torna Catalão uma das cidades mais bem monitoradas do estado.