A Prefeitura de Catalão lançou oficialmente, nesta sexta-feira, 23/01, a campanha “Dengue Zero”, em evento realizado no auditório do Paço Municipal, com a presença do prefeito Velomar Rios, do secretário municipal de Saúde Leonardo Santa Cecília, do diretor de Endemias Geovani Franco, além de representantes da imprensa local.
Durante o lançamento, o prefeito Velomar Rios destacou que, apesar do trabalho constante da administração municipal, a principal ferramenta no combate à dengue continua sendo a consciência da população. Segundo ele, levantamentos apontam que cerca de 80% a 83% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências e propriedades particulares, enquanto o restante é encontrado em logradouros públicos.

Prefeito Velomar discursa no lançamento da campanha “Dengue Zero” Foto: Dito e Feito
“O melhor combate é a consciência. Quando a pessoa cuida do seu lote, da sua casa, ela está cuidando da família, dos vizinhos e de toda a cidade”, afirmou o prefeito.
Velomar também reforçou as ações da Prefeitura para manter a cidade limpa e ordenada, citando a campanha Limpa Lote, que foi prorrogada até o final de fevereiro devido ao período chuvoso. Ele alertou que os proprietários que não realizarem a limpeza de seus terrenos estão sujeitos à execução do serviço pelo município, com o custo lançado posteriormente no IPTU.
“Estamos fazendo um esforço-tarefa muito grande. As equipes estão priorizando neste momento a limpeza das unidades de saúde e educação, além dos logradouros públicos. Mas, em época de chuva e calor, isso se torna uma verdadeira fábrica de mosquito”, ressaltou.
O secretário municipal de Saúde, Leonardo Santa Cecília, explicou que a campanha Dengue Zero faz parte de um trabalho preventivo contínuo, conduzido pelo Departamento de Controle de Vetores (DECOVE). Ele destacou que, graças às ações integradas, Catalão apresenta atualmente um número de casos 45% menor em relação ao mesmo período do ano passado.
“Esse resultado mostra que o trabalho está sendo bem feito, mas não podemos relaxar. Se os casos aumentam, o impacto na saúde pública é imediato, sobrecarregando hospitais e unidades de saúde”, alertou.

Secretário municipal de Saúde, Leonardo Santa Cecília Foto: Dito e Feito
Leonardo também anunciou que a campanha contará com um forte eixo de Educação em Saúde, em parceria com as secretarias de Educação e com as redes municipal, estadual e privada. O objetivo é levar informações às escolas, transformando crianças e jovens em multiplicadores de boas práticas no combate à dengue.
Já o diretor de Endemias, Geovani Franco, explicou que a campanha marca o início de uma nova etapa de ações educativas, sem deixar de lado o trabalho de campo, como visitas domiciliares e bloqueios.
“Estamos iniciando um trabalho educativo que será levado a todas as escolas do município. Com o apoio da educação, vamos orientar as crianças e temos certeza de que esse trabalho trará resultados muito positivos para Catalão”, afirmou.

Secretário de Educação, Adilson Ciríaco, também participou do evento na manhã desta sexta-feira Foto: Dito e Feito
Ao encerrar o lançamento, o prefeito Velomar Rios fez um apelo direto à população:
“Faça a sua parte. Cada um cuidando do seu espaço, nós vamos atravessar esse período com mais tranquilidade e manter Catalão protegida contra a dengue.”
